Ser tímido é uma característica marcante em crianças pequenas! Assim, todos nós nos sentimos inseguros diante do outro em determinado momento da infância. Porém, a medida que vamos crescendo, conquistamos uma autoconfiança para “sair da saia dos pais” e se arriscar socialmente. E você? Superou a timidez da infância? Ou ela ainda te paralisa? Vamos descobrir se há uma timidez excessiva capaz de atrapalhar e bloquear sua vida?
Sintomas da Timidez
Antes de tudo observamos que alguns comportamentos são recorrentes em adultos com timidez excessiva, ela pode afetar o individuo física, comportamental e emocionalmente, vejamos:
- Baixa autoestima: ter sempre um julgamento negativo sobre si mesmo e como vai se comportar diante de uma situação desafiadora.
- Medo de rejeição: o medo acompanha o tímido ao longo da vida. Se sentir inseguro diante do outro é uma coisa, mas o tímido extremo sente que está sendo julgado o tempo todo. O medo de ser rejeitado gera ansiedade e nervosismo, mas, por outro lado ele não quer que o outro perceba que está nervoso. O que gera medo novamente do julgamento pelo nervosismo. Esse medo faz com que se sinta mais nervoso e ansioso, percebe o looping?
- Não conseguir fazer nada sozinha: se você sempre precisa de alguém junto, seja para ir conversar com o gerente do banco, ou tomar um transporte público, deixando de fazer coisas cotidianas por ‘falta de companhia’, é um indicio de excesso de timidez.
- Se anular para passar despercebido: apesar de ter uma opinião contraria à maioria da turma, você não vai dizer o que pensa para não ser notado.
- Beber ou usar outra droga antes de eventos públicos: se para você ir àquela festa da firma precisa beber um shot para se comunicar e interagir.
- Evitar sair para se esquivar de situações corriqueiras como: ir num casamento de um parente mais distante, ou não sair com a turma da faculdade na sexta-feira.
- Ansiedade excessiva: não é um simples friozinho na barriga que a pessoa com timidez excessiva sente ao subir num palco! Dessa forma, ele fica semanas pensando em estratégias para não se apresentar em púbico. E, se não tiver jeito e ele tiver que subir no palco começa a ter sintomas físicos numa verdadeira crise de ansiedade.
Sintomas físicos
Nesse sentido, observamos alguns sintomas físicos da timidez excessiva:
- Respiração acelerada
- Rubor facial
- Tremor nas mãos
- Suor intenso
- Náuseas
- Aperto no peito
- Gaguejar ao falar
Como superar a timidez excessiva?
Pessoas extremamente tímidas cuja timidez atrapalha sua vida (amorosa, profissional, social) podem seguir algumas dicas que geram autoconfiança e segurança:
- Auto aceitação: se o tímido admitir o problema, e aceitar a timidez isso ajuda a encarar seus medos! Dessa forma, a negação da timidez só vai gerar mais ansiedade e frustração. Se autoaceitar te impulsionará a procurar estratégias e soluções para vencer a timidez excessiva.
- Tente: não desiste no primeiro pensamento negativo. Força-se a ir àquele compromisso mesmo sabendo que o ambiente é desconfortável para você. Assim você se sentirá mais confiante sabendo que venceu essa etapa de, simplesmente ir.
- Diga aos outros que é tímido: dessa forma as pessoas podem te ajudar a se sentir mais confortável naquela situação quando souber que está com medo e aflito.
- Respeite seu limite: quando a situação causa muita dor, ansiedade e sofrimento, deixe para um outro momento. Ou seja, respeite-se.
- Saia da zona de conforto: nem que seja aos poucos. Por exemplo, fica tímido em sair com alguém? Que tal começar a conversa por telefone, avisar sobre seus medos e timidez, combinar de ir num cinema primeiro para, depois, ir no barzinho onde terá que conversar só os dois.
- Comece um curso novo, presencial e do zero: aprenda uma nova língua, faça um curso iniciante de costura, ou qualquer outra coisa que a turma inteira não sabe fazer. Sobretuto porque na primeira aula todos estão no mesmo barco, sem entender nada! Nesse sentido, Ver que todos estão desconfortáveis, igual você, fará com que perca esse medo de julgamento e possa, através do desconforto conhecer pessoas novas.
- Faça terapia: é na terapia que trabalhamos e desenvolvemos nossas emoções, conhecemos nossos gatilhos que nos faz sentir assim. Dessa forma, buscamos conhecer a origem dos nossos sentimentos e emoções, para, a partir daí encontrar soluções para enfrentarmos nossos medo.