TDAH ou Transtorno déficit de atenção com hiperatividade. Você sabe identificar? Será que aquela perda de foco está relacionada ao TDAH? Se olhar para sua infância, será que você era apenas uma criança levada ou hiperativa? Será que seus atrasos e falta de pontualidade com os compromissos da vida adulta se relaciona com a sua falta de organização nas tarefas escolares da infância?
Vamos diferenciar déficit de atenção, hiperatividade e os dois combinados. Saber a diferença entre TDAH infantil e TDAH na vida adulta. E por fim vamos falar dos sintomas e tratamentos possíveis.
Definição e tipos de TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que possui uma enorme quantidade de sintomas combinados, por isso é de difícil diagnostico. Os principais sintomas do TDAH aparecem na infância e são facilmente confundidos com indisciplina, falta de vontade ou falta de autorregulação. Dessa forma é muito comum que na vida adulta o individuo ainda não tem um diagnostico fechado de TDAH.
As principais características são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. E a combinação desses sintomas definirá o tipo de TDAH.
- TDAH com predomínio de déficit de atenção: ocorre quando os critérios de desatenção estão presentes, mas não há presença de hiperatividade;
- TDAH com predomínio de hiperatividade-impulsividade: nesse caso há os critérios de hiperatividade e impulsividade, mas ausência do déficit de atenção;
- TDAH combinado: os três sintomas são presentes, impulsividade, hiperatividade e déficit de atenção.
Sintomas do TDAH
São vários os sintomas e critérios que o portador de TDAH pode apresentar, no caso de adultos para ter o diagnostico são necessários se enquadrar em cinco desses, e em crianças seis. Porém, é muito comum que um adulto portador de TDAH, se veja enquanto criança apresentando muitos desses sintomas:
- Não prestar atenção em detalhes e cometer erros por descuido no desenvolvimento de atividades escolares ou profissionais;
- Não conseguir manter a atenção na execução da atividade;
- Não escutar quando algúem está chamado;
- Não conseguir terminar as tarefas (escolares, domesticas ou profissionais);
- Não conseguir se organizar;
- Evitar, enrolar para se envolver em atividades que exigem esforço mental prolongado (fazer para casa, escrever relatório);
- Perder objetos necessários para executar tarefas;
- Se distrair com estímulos externos ou pensamentos não relacionados à atividade em execução;
- Não se lembrar de tarefas cotidianas (esquecer de colocar o lixo, estender a roupa, dar manutenção no carro);
- Remexer, batucar ou se contorcer na cadeira;
- Levantar-se em situações nas quais se espera que permaneça sentado;
- Correr ou subir em locais inapropriados, sensação de inquietude;
- Não conseguir realizar atividades de lazer calmamente;
- Se sentir desconfortável em ambientes que exige ficar parado por muito tempo (restaurante, reunião, sala de aula)
- Falar demais;
- Responder uma pergunta antes que o outro termine de fazê-la ou completar a frase dos outros;
- Não conseguir esperar sua vez;
- Interromper ou intrometer em conversas dos outros
Diagnóstico do TDAH
Para um diagnostico preciso, os sintomas devem interferir socialmente, academicamente ou profissionalmente reduzindo a qualidade da atividade e de vida. Assim é importante também que os sintomas não estejam realacionados com outros transtornos mentais como transtorno de personalidade ou bipolar.
Atualmente é comum o diagnóstico em crianças no inicio da vida escolar. Quanto mais cedo se identifica o transtorno, mais chances têm da criança aprender a lidar com os sintomas e conviver com o TDAH.
Porém, é igualmente comum que adultos procurem o diagnostico tardio. Talvez não há presença dos sintomas na infância ou esses sintomas eram confundidos com desobediência ou má educação.
A dificuldade do diagnostico está muito relacionado ao preconceito e a confusão que os sintomas geram. Contudo é fundamental que todos entendam que a falta de atenção ou a hiperatividade não tem haver com o temperamento e personalidade do indivíduo e sim sintomas de um transtorno que tem tratamento e pode ser controlado.
Organizar-se para as atividades rotineiras, manter horário, planejar o dia ou o futuro não são tarefas fáceis de quem tem TDAH. Elas não devem ser confundidas com má vontade ou preguiça.
É necessário desenvolver técnica para se organizar (agenda, lembretes, estratégias de organização) e isso exige esforço e disciplina, porém uma vez atingido essa organização, se ganha tempo e qualidade de vida social e profissionalmente.
É fundamental que todos se envolvam com o aprendizado da criança com TDAH, é importante manter professores, pais e pessoas que convivam com o portador a fim de realizar intervenções personalizadas para estimular o aprendizado e a auto estima.
Tratamento
O diagnostico e tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar. Ela pode variar de acordo com as comorbidades que o portador de TDAH apresenta. É comum que, as dificuldades de concentração e inquietude gere baixa auto estima, depressão e ansiedade.
Assim, para o correto tratamento e uso de medicamento é necessário tratar todas as doenças relacionadas e o profissional recomendado é um psiquiatra ou neurologista. Outro profissional especializado para diagnosticar é o neuropsicólogo.
Dessa forma, realizar atividades físicas auxilia no funcionamento cognitivo e comportamental. Com o objetivo de aprender a se organizar e se auto regular pode-se contar com a ajuda de um terapeuta ocupacional.
Por fim, para desenvolver a auto estima é fundamental a psicoterapia que auxiliará no autoconhecimento, fortalecimento da autoconfiança, auxilio no tratamento da depressão e ansiedade.