Desde já gostaria de dizer que o processo terapêutico é para todos, e que fazer terapia deveria ser algo rotineiro em nossas vidas. A ajuda psicológica é, na verdade, recomendada para qualquer pessoa que busca entender e lidar melhor com suas emoções e traumas.
Pense no seguinte exemplo: Quando estamos acima do peso, o recomendado pelos médicos é buscar um acompanhamento com um nutricionista e iniciar alguma atividade física, correto? Pois bem, com a saúde mental é a mesma coisa, só que no caso, trocamos o nutricionista pelo psicólogo.
Além disso, é importante ressaltar que a procura de um psicólogo ainda no início do surgimento dos sintomas aumenta as chances de encontrar mais rapidamente uma solução. Por isso, se você se identifica com algum desses sintomas que iremos apresentar, não hesite em procurar ajuda psicológica especializada.
Deixando claro tudo isso, confira agora alguns dos sintomas que indicam a necessidade imediata em buscar um terapeuta.
Sintomas que indicam que você precisa de terapia
Como já dito anteriormente, fazer terapia é algo que todos deveriam fazer. O processo terapêutico está associado com seu bem-estar. Porém, existem alguns casos que requerem uma maior urgência. Sendo eles:
Intensificação de sentimentos negativos
Os sentimentos negativos sugam sua energia e vontade, com isso você se sente muito estressado, triste e ansioso por longos períodos. Isso gera dificuldade em concentrar e realizar atividades rotineiras, o que te deixa mais desmotivado e culpado, elevando assim os sentimentos negativos, transformando-se num ciclo infinito de maus pensamentos.
Vivência de muitos conflitos internos ou conflitos de relacionamento
É normal vivenciar conflitos durante a vida. Porém quando isso extrapola a normalidade e afasta as pessoas que você considera importante, então chegou o momento de buscar ajuda.
Dificuldade em concentrar na faculdade/trabalho
Sente que está sempre esgotado e que não vai dar conta de entregar tudo que precisa? Passa a procrastinar muito no trabalho ou nos momentos de estudos? Não aguenta mais o ambiente que trabalha/estuda, por isso pensa em desistir de tudo?. Tudo isso são indícios de que sua saúde mental não está boa.
Pessoas de confiança estão reclamando bastante do seu comportamento
Você está escutando de pessoas amadas e queridas frases como: “Você está diferente”, “ O que está acontecendo?”, “Você não está bem”, entre outras? Fique atento, este é mais um sinal que merece atenção.
Prefere ficar isolado
Quer se relacionar melhor com as pessoas e estar mais presente na vida de amigos, porém não consegue?. Sente que tem algo te bloqueando, por isso acaba preferindo sua própria companhia?
Baixa autoestima
Sente que nunca leva em conta suas vitórias e foca apenas nos erros e derrotas? Fica se auto sabotando e se pondo para baixo o tempo todo? Não consegue enxergar um futuro feliz, por não se sentir merecedor da felicidade?
Conheça as sessões de acolhimento:
As sessões de acolhimento são pontuais. Ou seja, foram criadas para acolher uma dor de emergência e entender as demandas que estão afligindo o paciente naquele momento.
Essa sessão tem um tempo de duração menor e deve ser utilizada para acolher o paciente naquele momento de desespero e angústia, com o objetivo de acalmá-lo e orientá-lo.
A sessão de acolhimento também pode ser utilizada como uma “pré sessão”, para paciente e psicólogo se conhecerem, tirar dúvidas e traçar um plano de atendimento adequado.