Procrastinação é uma tendência a adiar tudo aquilo que é necessário para alcançar um objetivo.
Você é um procrastinador?
Antes de tudo, as frases “Vou fazer essa tarefa assim que terminar de ver esse vídeo!” ou “Só vou ver mais três stories no instagram e já volto a trabalhar” são familiares. Se sim, provavelmente você está preso no ciclo da procrastinação. Mas antes de entender mais como sair desse ciclo vicioso, vamos te explicar o que é a Procrastinação
O que é procrastinação?
Procrastinar é adiar tudo aquilo que é necessário para alcançar um objetivo. Um indivíduo procrastinador deixa de realizar as suas tarefas não apenas porque ele não quer, mas também porque ou ele não sabe como fazer para concluí-la ou possui horror a ela.
Nesse sentido, pessoas que evitam falhar no processo de aprendizagem tendem a procrastinar. A procrastinação tanto é associada ao medo de falhar como ao medo de vencer, ou ainda como uma forma de rebelião à autoridade.
Exaustão, estresse, ansiedade, falta de interesse, inteligência emocional, valores sociais e culturais, e autocontrole são alguns fatores relacionados ao hábito de procrastinar. E apesar de não existir relação entre procrastinação e inteligência, indivíduos procrastinadores produzem trabalhos inferiores, relatam mais estresse e doenças após a finalização de tarefas e são pior avaliados no desempenho dessas tarefas, resultando num estado de desânimo.
Agora que você já sabe o que é a procrastinação e quais os motivos causadores dela, vamos te mostrar algumas maneiras de evitá-la.
Diminuindo a Procrastinação – Comece por aqui!
Como foi dito anteriormente, o hábito de procrastinar pode surgir pelo medo de falhar ou de realizar alguma tarefa. De não conseguir começar, por simplesmente não saber por onde começar. Então comece por aqui:
Micro objetivos
O princípio dos micro-objetivos é dividir a tarefa que precisa ser realizada em pequenos pedaços – os possíveis – e completar um de cada vez, algo que ajuda muito a diminuir a procrastinação. Por exemplo, se a meta final é ler um livro, um bom começo é pegar o livro na prateleira. O segundo objetivo pode ser escolher um lugar calmo, o terceiro, ler uma página, e assim por diante.
Apps que ajudam a gerenciar o seu tempo
Você conhece o aplicativo pomodoro? É uma ferramenta que te auxilia a dividir o tempo de foco em cada tarefa do seu dia.
Por exemplo: você precisa estudar 5 matérias no dia, então no aplicativo você divide o seu tempo em períodos de 25 minutos e foca 100% em uma tarefa, sem distrações.
Após os 25 minutos, você faz uma pausa de 5 minutos e retorna para o ciclo repetindo ele 4 vezes (4 x 25 min). Assim que finalizar esse ciclo completamente, você faz uma pausa de 30 minutos. Dividindo dessa forma o tempo você consegue trabalhar e relaxar, o que evita a procrastinação.
Não tenha medo de errar
Comentamos acima que o medo é um dos fatores que geram o hábito de deixar tudo para depois. Falar “você só precisa não ter medo e agir” não é o certo, pois sei que não é nada fácil enterrar essas inseguranças.
Por isso, uma das melhores dicas que posso te dar para deixar de procrastinar é contar com um psicólogo. Na terapia você tem um espaço confiável e sem julgamentos, além de ser um momento para falar sobre esses medos e aprender a lidar com eles.
Acredite, conversar sempre é a melhor solução.