Relacionamentos são sempre intensos, há vários planos em comum, sonhos e realizações que se frustram com o término. Fechar esse ciclo na sua vida desencadeia vários sentimentos como raiva, frustração, tristeza, solidão, medo, inseguranças e, até mesmo (em alguns casos) alívio e segurança. Mas como lidar com esse turbilhão de sentimentos que o fim de um relacionamento gera? Como superar a falta do parceiro? Como seguir em frente e iniciar um novo ciclo na sua vida?
Não interessa quem colocou o ponto final na relação, qual foi o motivo do término ou se foi algo conversado, e em comum acordo. Fato é que sua vida daqui pra frente se alterará. Afinal, havia toda uma rotina programada que incluía o outro na sua vida. Então o principal conselho é: viva o luto do fim do relacionamento. Não adianta fugir do luto, enquanto você não enfrentá-lo não conseguirá superar o fim do relacionamento. Mas como fazer isso?
Um relacionamento não acaba de uma hora para outra, talvez não sabemos qual a hora do fim, mas há alguns sinais de que a relação está indo mal.
Etapas do fim do relacionamento
- Emocionalmente afastados: sabe quando você está do lado da pessoa mas sente que ela não está ali? É essa a sensação quando o casal não está mais alinhado, pode ser por uma decepção, por falta de comunicação, brigas freqüentes ou opiniões totalmente divergentes. Não importa o motivo, o afastamento emocional ocorre quando nos sentimos sozinhos e abandonados dentro do relacionamento.
- Fisicamente afastados: essa é a fase da ruptura em si, quando em comum acordo ou por uma decisão unilateral alguém coloca o fim no relacionamento. Talvez o maior problema dessa etapa é descobrir como terminar de uma maneira gentil, amigável. Muitas vezes é inevitável vir a tona todos os defeitos e decepções ao longo do relacionamento, é o famoso lavar a roupa suja que, dessa forma, despertará mais sentimentos negativos.
- Dissolução dos bens: seja um casamento onde haverá processo judicial para partilhar os bens, seja um namoro que só há uma mochila com os pertencer do ex para juntar. Essa fase é muito importante porque é a materialização do término. Difícil, mas quanto antes fizer melhor. Se apegar aos pertences não é a solução para desaparecer todos os sentimentos ruins do fim do relacionamento.
- Dissolução social: vai chegar esse momento em que terá que comunicar a todos que não está mais com fulano. E pode ser que volte a essa etapa por muito tempo, sempre tem aquela pessoa que você não vê com tanta freqüência que depois de meses irá perguntar, cadê fulano?
- Luto: viver o luto do fim do relacionamento é a chave para superar e seguir em frente. Entretanto, para te ajudar vamos te dar algumas dicas de como passar por essa fase da melhor forma possível.
Dicas para superar o término do relacionamento
- Aceite as emoções: saber o que está sentindo é o primeiro passo para enfrentar seus sentimentos, o amor não acaba de uma hora para outra, ele se transforma em raiva, medo, solidão, carência, angustia, etc. até se tornar lembranças de uma fase da sua vida.
- Se cuide: o autocuidado é primordial nessa fase, se volte para você mesmo, para sua vida, seus desejos, seus sonhos. Ou seja, resgate quem você era antes da relação, permita-se reformular suas vontades e sonhos, coloque-os em prática.
- Tenha uma rede de apoio: mande mensagem para os amigos próximos, saia com aquela amiga que também está solteira, reveja os parentes que nunca mais teve tempo de visitar. Retome antigas amizades que acabaram ficando de lado quando começou a namorar.
- Mude: seja um hábito ou uma mesa do lugar, já que é para recomeçar comece pela mesinha de centro da sala, ou por aquela caminhada pela manhã que você nunca mais fez! Sabe aquele curso que você sempre quis fazer mas seu parceiro não te motivava? Matricule-se! Arrisque-se!
- Respeite o seu tempo: nada de sair stalkeando o ex! De um tempo para vocês dois processar todos esses sentimentos, num primeiro momento pode ser difícil ver o outro, tentar se reaproximar e se magoar ainda mais. Foque em você, nos seus sentimentos e tente lidar com eles primeiro.
- Evite outro relacionamento seguido: não inicie um novo relacionamento sério sem antes processar o anterior. É importante reavaliar o que aconteceu durante o período que estavam juntos, estabelecer limites do que está disposto a suportar, em que momentos deve se priorizar dentro da relação. Aí depois de tudo superado você estará pronto para entrar por inteiro em uma nova relação.
Procure ajuda profissional
Se está muito difícil processar e lidar com todo esse turbilhão de emoções que o fim do relacionamento gera, não hesite em procurar ajuda. Um psicólogo poderá te ajudar a superar o fim do relacionamento e a seguir em frente, respeitando seu tempo e te ajudando a organizar seus sentimentos.