Então é Natal! E o que você vai fazer para lidar melhor com aqueles parentes que ficam o ano todo sem aparecer e no Natal se acha o tio mais próximo de você? Ou com aquele primo folgado que não colabora em nada com a ceia e quer dar pitaco em tudo, como colocar limites? Isso porque ainda não falamos sobre os assuntos polêmicos… Como evitar? Ou pelo menos não se frustrar com a opinião daquela tia que você até então admirava? É possivel preservar sua saúde mental?
Antede de tudo, vamos enumerar os principais problemas que podem acontecer nesse dia e te ajudar a lidar com cada um deles. Mas desde já tenha em mente que o mais importante é conhecer o seu limite e tolerar o que está dentro do aceitável para você!
Situações familiares desagradáveis no Natal
Perguntas indiscretas
Curiosidade de como está sua vida todos tem! Ah as famosas perguntas: você esta namorando? Já formou? Ainda trabalha em tal lugar? Vai ter filho? São as clássicas para saber qual o seu momento de vida. Se você se sentir a vontade, responda, senão dê respostas vazias como: não sei ainda se quero ter filhos, ou, ainda não me decidir sobre começar um novo relacionamento!Porém, se quiser dar uma alfinetada, diga: nossa fulano se você tivesse entrado em contato comigo durante o ano saberia mais da minha vida!
Presentes de Natal indesejados
Ah o amigo oculto (secreto)! Como é possível que alguém que te vê apenas em eventos familiares te de um presente bom? Nesse sentido, entre na brincadeira e não se apegue ao que você vai ganhar, o objetivo principal do jogo é fazer com que todos se interajam! Ou seja, se você saiu com alguém especial e deseja dar um presente melhor, não o faça esperando que quem saiu com você tenha a mesma consideração!
Assuntos polêmicos
Num ambiente com muitas pessoas com certeza terá varias opiniões divergentes! Todavia, saiba respeitar as experiências e vivencias diferentes da sua! Cada um tem o direito de ter a religião que bem entender, a defender uma posição política ou a querer criar seus filhos da sua maneira. Se você sabe que aquele tio tem uma opinião diferente que a sua e se discutir com ele irá te ofender, evite o assunto, saia de perto! Lembre-se, o natal só dura uma vez ano!
Bebidas em excesso
Quem nunca se empolgou na bebida e ficou bêbado antes mesmo da chegada do papai Noel? Ou teve que lidar com o tio bêbado inconveniente a noite toda? E o excesso de álcool gera gatilho para todas as outras situações anteriores! Todavia, se você já está apreensivo com o rumo que a ceia pode tomar, não abuse na bebida! Ou se seu familiar está sendo inconveniente não de ibope para os assuntos dele!
Nesse sentido, como evitar que essas situações aconteçam? Ou como se blindar emocionalmente desses conflitos familiares?
Dicas de blindagem emocional para conflitos familiares
Lave a roupa suja antes do Natal
Tem problemas com seu cunhado? Procure ele dias antes do Natal, chame ele para sair e diga o que incomodou durante o ano! Tente resolver seus conflitos antes da ceia, afinal o problema é seu e do fulano, e não de toda sua família!
Crie regras claras e objetivas para o dia do Natal
O combinado não sai caro! Vai ter amigo oculto? Determina a faixa de preço dos presentes! A ceia será dividida? Anteriormente, crie um grupo e passa a lista do que cada um vai levar! Quem irá cozinhar ou organizar?Quem fará as compras? Quem será responsável pela decoração? Qual o horário de começar a festa, o horário da ceia? Organize o máximo possível! E, finalmente, também esteja preparado para lidar com imprevistos. Nem tudo vai sair do seu jeito e ta tudo bem também! Mas planejar e distribuir tarefas e responsabilidades já gera mais leveza para o Natal!
Fique perto dos familiares mais próximos
Uma boa dica para lidar com os parentes distantes é se aliar aos próximos! Todavia você não vai criar uma panelinha e se isolar do restante da família a noite toda! Mas, ocasionalmente, quando o assunto com aquele primo egoísta estiver te incomodando, peça licença e vai ficar com sua irmã ou ajudar sua tia a servir a mesa!
Não compre a briga
Quando um não quer dois não brigam! Ou seja, é o famoso aham para não render! Nesse sentido, tenha em mente que assuntos polêmicos, opiniões divergentes vai gerar conflitos e ofensas, e será que o Natal é o melhor momento para isso? Além disso, é apenas uma noite em que a família vai se reunir por completo, será que vale a pena ganhar a briga e estragar a foto de natal da família? Do mesmo modo, mantenha o foco em aproveitar o momento, o reencontro da família, curtir os parentes mais velhos, brincar com as crianças! Seja a pessoa que torne a experiência do Natal agradável!
Contudo, faça a sua parte, vivencie essa experiência da melhor maneira possível, mas se sentir muito desconfortável não vá, ou saia antes do fim! Emfim, fortaleça sua saúde mental para lidar com seus familiares e, se não se sentir bem com eles, não se culpe! Procure ajuda profissional para te ajudar com os sentimentos e emoções que esses encontros familiares geram! Desse modo, terapia sempre será a melhor solução para entender, processar e lidar com nossas emoções.