Como não se importar com a opinião alheia? Bom, essa é uma pergunta que recebo frequentemente nas minhas consultas. Muitos pacientes já relataram que deixam ou deixaram de fazer certas atividades ou até mesmo de expressar a própria opinião por receio da reprovação de terceiros.
Ou seja, para eles, ser aceito por um grupo torna-se muito mais importante do que ser quem eles são. Independentemente se isso pode deixá-los infelizes e ansiosos. Pois, o medo da exposição e do julgamento é algo mais difícil de lidar.
Portanto, separei algumas dicas para te ajudar nessa caminhada de não se importar com a opinião alheia. Continue lendo.
Dicas para deixar de se importar com a opinião alheia
Entenda de onde vem esse sentimento
Durante a infância nós passamos por diversas situações capazes de nos marcar para o resto da vida. Algumas boas e outras nem tanto. Essa necessidade pela aprovação dos outros pode ser o resultado de algum trauma vivido. Por isso é muito importante que você vasculhe na sua memória a origem desse hábito de querer agradar a todos. A terapia pode ser uma grande aliada nessa tarefa.
Pare de dar poder ao que os outros pensam de você
Você não consegue controlar o que as pessoas acham de você, desencana disso. Também não consegue ser a pessoa mais querida e amada, pois sempre vai ter alguém que não concorda com seus valores e hábitos. E isso é normal! Mas você consegue controlar o que vai absorver e o que não vai. As críticas alheias só poderão te impactar se você der poder a elas.
Entenda que cada um pensa diferente
Às vezes temos a impressão que estamos sendo observados e que qualquer deslize pode gerar julgamentos e críticas. Mas isso não é real. Na verdade 99,9% das vezes esses “observadores” estão imersos em seus próprios problemas, pensamentos e preocupações. Ninguém está realmente ligando para o que terceiros fazem ou deixam de fazer.
Agora, caso alguém tenha uma reação grosseira em relação ao que você compartilhou, entenda que cada um tem a sua forma de pensar. Não existe certo e errado, apenas opiniões diferentes. Responda essa atitude com educação e siga sua vida.
Pare de ser tão duro consigo mesmo
Não existe pessoa perfeita! Todo mundo possui qualidades e defeitos. Isso nos faz ser humanos. Errar é normal, é com o erro que aprendemos e evoluímos. Por isso deixe de ser tão duro consigo mesmo. Aceite sua personalidade do jeitinho que ela é.
Busque estar perto de pessoas que realmente apreciam sua companhia
Devemos estar perto de pessoas que gostam da nossa companhia simplesmente por gostar. Pessoas que, independente dos nossos defeitos, escolham ficar e manter a amizade. Valorize essas amizades. Já as pessoas tóxicas mantêm distância, pois elas de nada irão acrescentar na sua vida.
Faça terapia
Na terapia você tem um espaço confiável e sem julgamentos, além de ser um momento para falar sobre essas inseguranças.
Acredite, conversar sempre é a melhor solução.